O que é Títulos Públicos?
Os Títulos Públicos Federais são títulos de Renda Fixa emitidos pelo Tesouro Nacional.
Os Títulos Públicos são emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de captar recursos para o financiamento da dívida pública e de atividades como saúde, educação e infraestrutura.
Ao investir em títulos públicos, você empresta dinheiro para o governo brasileiro, que, após o prazo determinado, te devolve o recurso acrescido de juros.
Como comprar Títulos Públicos
O investidor pode acessar os títulos públicos de três maneiras:
1) Pelo Tesouro Direto, programa do Governo Federal criado em parceria com a B3 para estimular investimentos em Títulos Públicos;
2) Por meio de fundos de investimento que tenham exposição aos papéis;
3) No mercado secundário através de instituições financeiras.
Como funcionam os Títulos Públicos?
Ao decidir pela aplicação nestes papéis, o investidor deve considerar alguns fatores importantes:
Taxas dos Títulos Públicos
No Tesouro Direto, o Safra oferece taxa zero de administração para você investir. Porém, a B3 cobra uma taxa de custódia de 0,25% ao ano sobre o valor dos títulos.
O investidor também pode escolher uma instituição financeira e negociar os títulos diretamente com a mesma. No Safra, oferecemos esta opção sem custos transacionais e sem custódia.
Valor mínimo para investir em Títulos Públicos
É possível investir no Tesouro Direto a partir de 1% do valor de um título, ou seja R$30,00. Já para investir direto com uma instituição financeira, é necessário comprar 100% de um título.
O valor máximo que pode ser negociado também é diferente: enquanto no Tesouro Direto há um limite de R$ 1 milhão por mês por CPF, para negociação direta junto a uma instituição financeira essa restrição não existe.
Variedade de títulos
O Tesouro Direto disponibiliza um número menor de papéis e prazos a serem negociados enquanto que uma instituição financeira pode ter acesso a outras alternativas no mercado secundário.
Liquidez dos Títulos Públicos
O Tesouro Nacional recompra Títulos Públicos diariamente, garantindo liquidez diária dos títulos. O resgate de valores no Tesouro Direto é feito em 1 dia útil, já em uma negociação direta com uma instituição financeira, esse prazo pode ser flexibilizado.
Imposto de Renda
Os Títulos Públicos federais seguem a tabela regressiva do Imposto de Renda, com descontos retidos na fonte, como explica a tabela ao lado.
Prazo
Alíquota
Remuneração dos Títulos Públicos
Pré-fixado
Você sabe exatamente qual será o rendimento do título no momento de investir.
Misto
Parte da remuneração é prefixada na aplicação e a outra parte é pós-fixada, atrelada ao IPCA.
Pós-Fixados
Os ganhos seguem a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Está na dúvida sobre a rentabilidade do Tesouro Direto?
O Safira possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.