Safira Capital|Política de privacidade

Política de privacidade

AVISO DE PRIVACIDADE

A Safira Capital como Assessoria de  Investimentos contratada pelo Safra, trata os dados pessoais nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e de acordo com as diretrizes do Safra, Controlador dos dados pessoais dos sepolus clientes.

Os dados pessoais tratados para o desempenho de nossa atividade são coletados pelo Safra que apenas os disponibiliza para a Safira Capital na medida do necessário para que possamos desempenhar nossa atividade e após informar ao cliente sobre a forma de atuação do Agente Autônomo.

Também podemos coletar dados se você preencher os campos do formulário de contato em nosso site. Nestes casos os dados serão tratados para responder suas dúvidas e retornar o contato, quando solicitado.

A Safira Capital não faz a guarda dos dados pessoais dos clientes do Safra, todos os dados são tratados dentro dos sistemas do Safra, com aplicação das medidas de técnicas e administrativas para Privacidade e Proteção de Dados aplicadas aos dados de todos os clientes do Conglomerado Safra.

Para saber como o Safra trata seus dados pessoais conheça a Portal de Privacidade https://www.safra.com.br/sobre/portal-da-privacidade-e-lgpd.htm.

 

1. Definições

Para interpretação e aplicação desta Política, são consideradas as definições abaixo:

  • Tratamento de dados – Qualquer uso feito com os dados, tais como acesso, coleta, transferência, cópia, compartilhamento, modificação, edição, apagamento, armazenamento;
  • Controlador dos dados – aquele que toma as decisões fundamentais sobre os tratamentos dos dados, como quais dados serão tratados e para qual finalidade. O Safra é o controlador dos dados de seus clientes, tratados pelos Agentes Autônomos.
  • Operador de dados – aquele que trata os dados pessoais de acordo com as diretrizes do controlador de dados. O Agente Autônomo é Operador dos dados dos clientes do Safra tratados para prestação do serviço;
  • Violação de dados pessoais – toda situação intencional ou acidental, própria ou praticada por terceiros, que comprometa a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados ou que configure tratamento de dados de forma contrária aos princípios da lei 13.709/2018, por exemplo: tratamento com desvio de finalidade, tratamento sem base legal, criar óbice para que o titular exerça seus direitos;
  • Situação de Contingência – Refere se a um evento com potencial de impactar o funcionamento de uma empesa ou parte dela, considerada vital para o atingimento dos seus objetivos estratégicos.
  • Planos de Continuidade de Negócios (PCN) – Conjunto de diretrizes e responsabilidades que demonstram a capacidade estratégica e tática de se planejar, responder a incidentes e interrupções de negócios, mantendo suas operações em nível aceitável de funcionamento de forma a minimizar os impactos na imagem e reputação, financeiros, operacionais, legais e regulatórios;

 

2. Privacidade de Dados

2.1 Abrangência

Essa Política é aplicável a todos as pessoas que compõem o quadro da Safira Capital e que tratam dados pessoais em nome do Safra.

2.2 Do Tratamento dos dados

Todos os dados pessoais coletados através ou em nome do Safra serão tratados nos limites necessários para a execução das atividades da empresa e em consonância com as diretrizes desta política.

Para garantir a Privacidade e Proteção, os dados pessoais são tratados com observância das seguintes medidas de segurança:

  • Tratando os dados exclusivamente dentro do ambiente lógico do Safra, sem imputar os referidos dados em outros ambientes lógicos ou físicos;
  • Destruindo, antes do descarte, eventuais documentos físicos para os quais tenha sido autorização do Safra para manejar;
  • Bloqueando a tela do computador sempre que se afastar do local;
  • Não compartilhando credenciais de acesso com outras pessoas, inclusive com pessoas da própria empresa;
  • Não comentando com pessoas não autorizadas sobre os dados aos quais tiver acesso durante a prestação do serviço;
  • Mantendo seu pessoal devidamente consciente dos termos desta Política;
  • Tratando os dados exclusivamente para as finalidades informadas ao titular de dados pessoais;

2.3 Resposta a violações de dados

Na hipótese da suspeita ou constatação da ocorrência de uma violação de dados pessoais, o Safra deverá ser imediatamente comunicado através da caixa de e-mail dpo@safra.com.br . Na comunicação ao Safra deverão constar a

  • Descrição da violação;
  • Data e hora da ciência da violação;
  • Forma da ciência da violação;
  • Quantidade de titulares de dados afetados;
  • Tipos de dados afetados;
  • Medidas de contenção adotadas pelo Agente Autônomo.

Após a comunicação feita ao Safra o Agente Autônomo aguardará que o Safra solicite novas informações ou a implementação de algumas medidas adicionais para contenção/remediação das consequências da violação.

Apenas o Safra, na qualidade de controladora dos dados, analisará o grau de criticidade e a comunicabilidade da violação às Autoridades Competentes e realizará as comunicações quando cabível.

 

3. Continuidade de Negócios

3.1 Abrangência

Essa Política é aplicável a todos as pessoas que compõem o quadro dos escritórios dos Agentes Autônomos, que possam prestar serviços ao Conglomerado Safra.

3.2  Procedimentos de contingência

Visando assegurar que os Agentes Autônomos deem continuidade em suas operações em cenários de indisponibilidade (situação de contingência), o mesmo deve possuir e formalizar minimamente os procedimentos abaixo, os quais compõem o Plano de Continuidade de Negócios (PCN):

  • Lista de contatos para acionamento (interno e externo);
  • Procedimentos de contingência para:
    • Impossibilidade de acesso aos sistemas do Safra;
    • Alternativa para indisponibilidades de internet/Telecom (ex.: rede secundária, internet móvel, etc.);
    • Outros pontos críticos para a continuidade das atividades do escritório;

Em relação ao ambiente tecnológico, os Agentes Autônomos operam via Citrix, portanto, estão contemplados nos planos corporativos do Safra. Em casos de indisponibilidade de sistemas ou aplicações, o agente deve contatar o Suporte B2B do Safra Invest (chat, telefone, e-mail).