O que são Operações Estruturadas?
Operações Estruturadas são operações que envolvem a combinação de dois ou mais ativos para negociação no mercado. Compreendem investimentos em títulos de Renda Fixa, Ações, ativos de Renda Variável e operações com derivativos.
São operações flexíveis e que podem ser usadas em diversas estratégias como alavancagem financeira, remuneração ou proteção da carteira e operações de capital protegido.
Operações Estruturadas com Opções
Todas as operações estruturadas são realizadas no mercado de Opções, onde é necessário pagar um prêmio, seja na compra ou na venda de uma opção.
Principais Características das Operações Estruturadas
O mercado de Renda Variável permite ganhos ilimitados em curto período de tempo, mas a volatilidade é alta, podendo também acarretar em prejuízos. Portanto, a análise de cada ativo e a escolha da estratégia certa proporciona uma mitigação dos riscos.
Com potencial de ganhos e perdas da Renda Variável, investir em Operações Estruturadas exige amplo conhecimento do mercado financeiro, já que estratégias complexas são criadas a partir dessas operações.
O investidor nesse tipo de operações deve ter um perfil de moderado para dinâmico, com tolerância alta aos riscos que o mercado financeiro oferece.
Aqui no Safra, você personaliza Operações Estruturadas exclusivas, pensadas de acordo com seu objetivo de vida e perfil de investidor.
Tipos de Operações Estruturadas:
São várias as Operações Estruturadas que podem ser feitas no mercado de Opções. Conheça algumas:
Na trava de alta, o investidor adquire uma opção de compra (call) com determinado preço de exercício e vende a mesma opção com preço superior.
O objetivo dessa estratégia é que, no futuro, o valor do ativo esteja maior no momento da compra.
Na trava de baixa, o investidor vende uma “call” com preço de exercício inferior e compra a mesma “call” com preço superior.
O objetivo é que, ao final do prazo estabelecido, o valor do ativo esteja menor que no momento da compra.
Na operação borboleta, o investidor acredita que o mercado seguirá estabilizado, ou seja, sem grandes variações na cotação do ativo. Por isso, ele investe em uma faixa de preço determinada e, quanto mais estável o preço se manter, melhor. Caso o preço fique maior, ou menor que a faixa que ele aplicou, o investidor perde.
O lançamento coberto de opções é feito comprando uma determinada ação no mercado à vista. Ao mesmo tempo é feita uma venda de opção de compra “call” da mesma ação.
O comprador passa a ser o titular e lançador das opções, com direito a vender a ação a um preço já determinado em uma data futura. Ele segue com a ação em carteira enquanto a opção não for exercida.
Se, ao final do prazo, a opção for exercida, o investidor vende suas ações sabendo o retorno da sua operação de financiamento. Caso a opção não seja exercida, ele terá o valor recebido como prêmio e a ação em sua carteira, com um preço médio menor que o do mercado.
A rolagem é feita quando o investidor acredita na estratégia que está sendo feita e quer se manter nela. Por isso, ele opta por manter a operação para o vencimento seguinte ou leva a mesma operação para um valor de exercício diferente.
Isso permite ao investidor realizar ajustes na sua estratégia, reavaliando sua posição perante o mercado ou se adaptando aos valores que estão sendo praticados.
Tributação
Para operar no mercado acionário, são incluídos custos de corretagem e ganhos pagos à B3.
A tributação é separada entre operações comuns (ordens de compra e venda do mesmo papel e quantidade, executadas em dias separados) e operações de Day Trade (ordens de compra e venda executadas no mesmo dia, com o mesmo papel e quantidade).
Tipo de Operação
Alíquota
Está na dúvida sobre a rentabilidade do Tesouro Direto?
O Safira possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.