O que são Opções?
As Opções são tipos de derivativos que dão o direito, mas não a obrigação, ao investidor de comprar ou vender um ativo em uma determinada data e preço. Nesse mercado, é possível investir em contratos de ações, moedas e índices. São produtos para investidores que possuem mais apetite a risco, já que é possível perder todo o dinheiro investido nessas operações.
A modalidade permite que os investidores façam estratégias de proteção de seus investimentos para possíveis oscilações do mercado. Além disso, há a possibilidade de ganhos no curto prazo.
Todas as operações são negociadas na B3 e nós auxiliamos o investidor, por meio da Safra Corretora, a identificar operações que criem um cenário mais seguro e previsível no mercado de Renda Variável.

Como funcionam as Opções?
No mercado de Opções, há dois tipos de operações possíveis: Opções de Compra (Call) e Opções de Venda (Put). Nas operações de Call, os investidores esperam que o ativo se valorize e, assim, obtenha algum lucro, enquanto nas operações de Put os investidores acreditam na desvalorização do ativo.
Vale mencionar que, caso o titular da opção opte por não exercê-la, todo o valor investido é perdido em favor do vendedor.
Uma das principais operações que os investidores fazem para proteger seus investimentos de oscilações do mercado é o Lançamento Coberto de Opções. Essa é uma estratégia na qual o investidor compra uma ação e, ao mesmo tempo, assume o compromisso de vendê-la em uma data futura a um preço determinado.
Essa estrutura protege contra oscilações negativas até determinado limite e traz um cenário mais previsível para as operações dos investidores.
Análises de Ações

Americano
Americano: as opções podem ser utilizadas até a data do vencimento, o que possibilita ao investidor a execução antecipada do contrato.

Europeu
Europeu: as opções só podem ser exercidas rigorosamente no dia do vencimento do contrato, fazendo com que a compra ou venda do título-objeto permaneça travada até a data pré-estabelecida.
Tributação
Operar no mercado de Renda Variável inclui custos de corretagem e emolumentos pagos à B3.
A tributação é separada entre operações comuns (ordens de compra e venda do mesmo papel e quantidade, executadas em dias separados) e operações de Day Trade (ordens de compra e venda executadas no mesmo dia, com o mesmo papel e quantidade).
Sobre os valores que excederem as vendas de R$ 20 mil em um mesmo mês, a tributação é de 15% sobre os ganhos.
Tipo de Operação
Alíquota
Rentabilidade do Tesouro Direto
Pós-Fixados
Os ganhos seguem a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Misto
Garante o pagamento de uma taxa prefixada mais o IPCA acumulado no período.
Pré-fixado
No momento da compra é definido o valor que vai ser pago na data de vencimento.
Está na dúvida sobre a rentabilidade do Tesouro Direto?
O Safira possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.