Conte com quem tem tradição e visão de longo prazo
No Safra, você possui excelentes opções de créditos customizados para suas necessidades. Tudo isso sem interferir nos seus investimentos, nem tocar no seu patrimônio.
Conheça nossa linha completa de empréstimos com condições flexíveis e taxas diferenciadas de crédito a curto, médio e longo prazo.
A Safira te ajuda a abrir sua conta!
Dúvidas frequentes
Tire suas dúvidas sobre crédito e confira maneiras conscientes de usá-lo.
Para conhecer os produtos disponíveis, condições, taxas e formas de contratação, faça uma simulação no Internet Banking, Mobile Banking ou converse com o responsável pelo seu atendimento.
É importante entender quais são seus objetivos ao contratar uma operação de crédito. Controle e disciplina em relação ao seu orçamento são fundamentais para que realize seus sonhos. Um bom planejamento financeiro pode garantir que o crédito seja aliado à construção e zelo de seu patrimônio. Converse com o responsável pelo seu atendimento e entenda quais são as melhores soluções para você.
Sim. É direito do cliente a liquidação antecipada de seu débito, com a redução proporcional de juros e demais acréscimos. Para solicitar o saldo devedor para liquidação antecipada de parcelas ou contratos, bem como entender condições e prazos, entre em contato com o responsável pelo seu atendimento ou com a Central de Atendimento Safra.
Financiamentos e Empréstimos são formas de oferecer crédito para correntistas e não correntistas que estão em busca de reorganização da vida financeira, conquistas de sonhos ou precisam de dinheiro de forma emergencial. Os empréstimos, em geral, não possuem destinação específica e os financiamentos se destinam à aquisição de um bem ou serviço.
Para contratar o crédito parcelado com garantia no Safra, você pode utilizar seus investimentos (custodiados no Safra) ou ainda um, veículo ou imóvel quitado (sujeito à avaliação).
Para financiar um veículo pelo Safra, não é necessário ser correntista. Basta solicitar ao vendedor de uma loja credenciada à Safra Financeira, no ato de sua compra, uma análise da operação.
Custo Efetivo Total (CET) é a taxa que considera todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento do mercado financeiro. O principal custo de operações de crédito é a taxa de juros cobrada pela instituição financeira. Antes de contratar uma operação de crédito, informe-se sobre os CETs.
Custo Efetivo Total (CET) é a taxa que considera todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento do mercado financeiro. O principal custo de operações de crédito é a taxa de juros cobrada pela instituição financeira. Antes de contratar uma operação de crédito, informe-se sobre os CETs.
O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil – SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no Brasil. Atualmente, são armazenadas no banco de dados do SCR as operações dos clientes com responsabilidade total, igual ou superior a R$ 200,00, a vencer e vencidas, e os valores referentes às fianças e aos avais prestados pelas instituições financeiras a seus clientes.
O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, mediante coleta de informações sobre as operações concedidas, com base no saldo existente no última dia do mês de referência, conforme critérios e metodologia do Banco Central do Brasil, havendo, portanto, lapso temporal entre a remessa dos dados, seu processamento pelo Banco Central do Brasil e sua disponibilização no SCR para consulta.
São registradas no SCR as seguintes operações:
- Empréstimos e financiamentos;
- Adiantamentos;
- Operações de arrendamento mercantil;
- Coobrigações e garantias prestadas;
- Compromissos de crédito não canceláveis;
- Operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
- Demais operações que impliquem risco de crédito.
Finalidade do SCR
– Permitir aos clientes das Instituições Financeiras o acompanhamento das informações de suas operações de crédito que estão sujeitas ao registro no SCR, trazendo maior transparência sem desrespeitar o sigilo bancário;
– Permitir ao Banco Central do Brasil obter informações mais precisas e sistemáticas para a supervisão das operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras autorizadas, com o propósito de oferecer maior credibilidade e segurança ao público usuário de serviços e produtos destas instituições;
– Permitir às Instituições Financeiras uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do cliente.
O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelas instituições financeiras, desde que tenham autorização prévia e específica dos clientes.
A forma mais fácil de acessar o SCR é por meio do Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central. O Registrato é um sistema que fornece para o cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central do Brasil.
Alternativamente, o relatório do SCR pode também ser fornecido pelas Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente, ou por correspondência, conforme orientações disponíveis na página na internet deste órgão: www.bcb.gov.br, em “Perfis > Cidadão > Cadastros, sistemas e certidão negativa > Formulários e orientações para acesso aos relatórios individuais no Banco Central”.
As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das instituições financeiras, inclusive no que diz respeito às inclusões, às correções, às exclusões, às marcações sub judice e ao registro de medidas judiciais e de manifestações de discordância apresentadas pelos contratantes. Assim, somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.
Se o cliente identificar divergências nas suas informações divulgadas no SCR, deverá, em primeiro lugar, solicitar a retificação dos dados junto à instituição responsável pela informação.
Os clientes do Grupo Safra poderão utilizar a Central de Atendimento Safra, para realizar seus pedidos de forma fundamentada. Caso não haja entendimento entre as partes, o Cliente poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil.
O cliente poderá, ainda, caso não esteja satisfeito com as providências acima mencionadas, buscar em juízo a correção de eventuais divergências em seus dados, por meio de ação judicial.
Quer Investir? Abra sua Conta!
O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.