Como determinar e alcançar seus objetivos financeiros em 2022

 

Pode não ser tão óbvio, mas o tempo inteiro estamos estabelecendo objetivos e metas para o nosso dia. Por exemplo, hoje, seu objetivo pode ser levantar, tomar café e ir trabalhar. Se conseguir realizar todas as tarefas propostas, terá atingido seu objetivo do dia. Além disso, temos também propósitos mais difíceis de conquistar, como perder peso, juntar dinheiro ou passar em uma prova. Mas sabe o que todos têm em comum? Eles exigem uma série de esforços diários.

Os objetivos financeiros, então, são conquistas relacionadas ao dinheiro que demandam organização e persistência, características que nem sempre são fáceis de manter nas nossas rotinas. Mesmo assim, eles são importantes para que possamos manter o foco e a disciplina de poupar, investir e aguardar os resultados. Sem um objetivo, não temos motivação para economizar e é provável que gastemos tudo na primeira oportunidade.

Você sabe como estabelecer metas e fazer planos para alcançar os objetivos com sucesso em 2022? Para te ajudar, separamos algumas dicas cruciais para determinar seus objetivos financeiros.

 

Como determinar seus objetivos financeiros?

 

Defina suas prioridades

Definir suas prioridades é fundamental para que você possa determinar quais serão suas metas e objetivos financeiros. Ambos devem estar alinhados aos seus desejos pessoais e ao momento financeiro que você está vivendo.

Seus objetivos financeiros poderiam ser: pagar dívidas atrasadas, começar a poupar para a aposentadoria, adquirir um bem de alto valor (apartamento, carro, etc.) ou começar a investir em ações. Vale lembrar que o dinheiro é um recurso finito e, portanto, não podemos querer tudo ao mesmo tempo. Por isso, na hora de selecionar seus objetivos, priorize aquilo que é mais importante neste momento ou mais urgente.

Por exemplo, se você quer começar a investir, construir a sua reserva de emergência deve ser o primeiro objetivo, pois é ela quem vai garantir a sua segurança. Depois, você pode partir para investimentos mais arriscados, como a bolsa de valores.

 

Características essenciais de boas metas financeiras

 

  1. Específicas

As metas precisam ser detalhadas e específicas. Objetivos gerais, vagamente definidos, não levam a lugar algum.

Por exemplo, “economizar 10% da minha renda no próximo mês” é uma meta bem definida e funciona muito mais do que “gastar menos do que eu ganho”, concorda? Ser específico faz as coisas caminharem!

 

  1. Mensuráveis

As metas precisam ser mensuráveis, ou seja, medidas. Novamente, as generalidades não funcionam.

Se você está trabalhando para a liberdade financeira, “acumular um patrimônio líquido de R$ 500 mil até 2033” é uma meta muito melhor do que apenas “continuar trabalhando para a liberdade financeira”, um objetivo bastante vago. Além disso, saiba quanto vai poupar ao mês para chegar no valor desejado e acompanhe a evolução da sua meta. É necessário algo quantitativo, um modelo para fazer comparações e checar o progresso.

 

  1. Alcançáveis

É preciso perceber o que é atingível na vida e trabalhar para isso. Portanto, não defina metas absurdas como “ganhar meu primeiro milhão até os 32 anos” se você já tem 30 e nenhum dinheiro guardado.

Então, trabalhe para algo específico e desafiador, mas que seja possível alcançar. Depois de realizar metas e conquistar um objetivo, defina outro, novas metas e mantenha-se cumprindo o que for planejado.

 

  1. Relevantes

Sua meta precisa ser relevante o suficiente para que você queira passar por todo o esforço que isso implica e para que ela realmente cause alguma transformação na sua vida.

Por exemplo, se você quer formar sua reserva de emergência, pense nos motivos para isso: segurança, estabilidade, tranquilidade, poder explorar outros tipos de investimento. Basicamente é o seu “por que” que vai te dar a disciplina necessária para atingir sua meta com sucesso.

 

  1. Temporais

Dê a qualquer meta uma data de vencimento. Confie em mim: sem isso, nada será feito! Prazos podem parecer chatos, mas eles funcionam muito bem em nos impulsionar.

Ao definir que vai “economizar R$ 2.000 para realizar um mochilão para a Ásia em janeiro de 2023”, é muito mais provável que essa viagem se concretize do que dizendo que vai “economizar para fazer um mochilão no futuro”, concorda?

Sendo assim, estipule um prazo e lembre-se dessa data. Esse é o dia que você começará a comemorar seu sucesso!

 

Conclusão

Independentemente do estágio da vida em que você esteja, é provável que você tenha alguns objetivos financeiros pessoais de curto, médio e longo prazos. Definir metas tangíveis e realistas, trabalhar para alcançá-las e acompanhar o seu progresso é a chave para o sucesso na consecução de todos os seus objetivos financeiros.

 



Deixe um comentário