- 5 de fevereiro de 2022
- Posted by: Safira-Private-admin
- Category: Investimento
Por que diversificar?
Digamos que você investe apenas em fundos imobiliários, e ocorre uma crise mundial que afete esse setor. É bem provável que você tenha grandes perdas em sua carteira de investimentos.
Com as oscilações do mercado, é importante variar a carteira em diversas classes de ativos. Portanto, a dica é equilibrar os investimentos em mais de um setor, como, em renda fixa, ações, fundos imobiliários, câmbio, juros, ouro, etc. Pois, em caso de imprevistos, você pode contar com outras ações. E é assim a melhor maneira de conduzir os seus investimentos.
A diversificação dos ativos, neste caso, servirá como proteção em momentos de tensão econômica, local ou até mesmo internacional.
Volatilidade
A volatilidade é uma variável econômica que aponta as oscilações do valor de um determinado ativo. Para isso, ela considera a intensidade das variações e a frequência com que acontecem ao longo do tempo.
É fato que queremos o máximo de rentabilidade e segurança na mesma equação, mas é impossível ter um desempenho acima da média, sem ter o mínimo de exposição aos riscos. Portanto, quando variamos a carteira em diversas classes de ativos, buscamos elevar a rentabilidade, com volatilidade moderada.
Diversificação para diferentes perfis
Quando falamos sobre a importância de entender o seu perfil de investidor, não é brincadeira. Entendendo os seus objetivos, economias e perfil ao risco, é possível determinar o grau de volatilidade da carteira. Por exemplo, perfis conservadores são avessos a riscos, portanto, precisam focar em produtos com baixa volatilidade, ou seja, menor risco. Neste caso, a taxa Selic pode servir como referência de rentabilidade.
Se você é um investidor com perfil mais agressivo, consequentemente será mais maleável aos investimentos em produtos com alta volatilidade. Ciente dos riscos, está carteira pode ter rentabilidades negativas em alguns períodos. Isso acontece, porque muitos investidores desejam superar a rentabilidade da Selic em um médio ou longo prazo.
Em qualquer dos dois perfis, recomendamos que você tenha uma carteira em diversas classes de ativos. Ou seja, se você for um investidor com perfil conservador, o ideal é alocar mais em renda fixa, e separar uma pequena parte para comprar ações de classe moderada. Mas, se você fizer parte do grupo que assume grandes riscos, é válido alocar mais em renda variável, porém, investindo uma parte em renda fixa, para a segurança da carteira.
A estratégia de diversificação tem o propósito de diluir os riscos, visando a maximização dos lucros. Como vimos, consiste em distribuir recursos em diferentes aplicações financeiras, para que imprevistos no mercado não prejudique toda a carteira.
Deseja mais rentabilidade?
Se você é um investidor de perfil conservador que deseja mais rentabilidade, precisa considerar expandir sua alocação em produtos com mais exposição a risco. No começo pode ser um pouco desconfortável, mas não se preocupe, este é o caminho para conquistar um perfil mais agressivo, caso o seu propósito seja conquistar lucros maiores em médio ou longo prazo. Lembre-se: arrisque mais usando as estratégias corretas.
Se você já tem o hábito de se arriscar mais no mercado financeiro, mas sente que precisa de segurança, considere aumentar sua alocação em produtos de renda fixa. Isso significa partir do perfil arrojado para um perfil mais conservador.
Somos uma instituição financeira responsável por fazer a intermediação entre você e as aplicações financeiras. Venha para a Safira e dê o primeiro passo conosco.
As vantagens de ser cliente Safira, é ter um profissional de reputação ilibada e experiente te apoiando nas suas decisões, conta bancária isenta de taxas (PF e PJ), contar com ofertas de produtos financeiros exclusivos do banco Safra ou de outras instituições distribuídas na plataforma Safra Invest. Além disso, conta com investimentos e serviços de banking em um único lugar, e uma das melhores curadorias de produtos financeiros do Brasil e do mundo.